Pesquisar

10 razões para consultar o Ensina

10 razões para consultar o Ensina

Com o novo ano escolar à porta, destacamos alguns artigos que pode encontrar no portal educativo da RTP. Descubra entrevistas aos mais conhecidos autores, documentários sobre a arte, a ciência e a história, e esclareça as suas dúvidas de português.

1. Recursos de Português

Para facilitar a vida de quem nos procura, preparámos uma listagem exaustiva dos principais artigos deste tema, organizada por áreas.

2. Recursos de História

E fizemos o mesmo em relação à área de História. Desde a pré-história à atualidade, uma selecção do que de melhor a RTP produziu.

3. Livros de referência

Memorial do Convento, Os Maias, ou Bichos, são exemplos de obras tratadas em entrevistas, documentários e pequenas reportagens.

4. Consultório de Português

Programas como Cuidado com a Língua ou rubricas como Bom Português, ajudam quem tem dúvidas.

5. Ciência

A botânica, a geografia e a astronomia são temas abordados nesta área. A série Visiokids ajuda os mais novos no mundo fantástico da ciência. 

6. Artes

Pintoresmuseus e instrumentos musicais são conteúdos disponíveis para enriquecer o conhecimento sobre arte.

7. Interatividade

A partir dos materiais disponíveis, elaborámos alguns recursos interativos sobre o corpo humano, os descobrimentos ou o sistema solar, entre outros.

8. Documentos únicos

A RTP, através dos seus canais de televisão e de rádio, produziu documentos únicos nos últimos oitenta anos. É o caso desta reportagem no vulcão dos Capelinhos.

9. RTP nas escolas

Há vida nas escolas portuguesas, projetos interessantes que, por vezes, são objecto de reportagem por parte do canal público e que apresentamos no Ensina.

10. Atenção à lusofonia

Para além dos autores portugueses, o Ensina disponibiliza conteúdos sobre escritores lusófonos de outras nacionalidades, como Clarice Lispector, Jorge Amado, Pepetela e José Eduardo Agualusa.

 

Ficha Técnica

  • Título: Ensina, 2015

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.