Pesquisar

1975 foi ano de PREC

Em 1975 a revolução estendeu-se pelas ruas, pelas empresas e pelos campos. O Verão Quente ou PREC - Processo Revolucionário em Curso - mudava o país ao longo de dias cada vez mais turbulentos.

Pouco menos de um ano após a revolução de 25 de abril de 1974 o país assistia à nacionalização de diversos sectores, nomeadamente da banca e da indústria pesada. Os operários expulsavam das empresas patrões e gestores. Nos campos os terrenos e as herdades eram ocupados pelos camponeses.

A gorada tentativa de golpe de 11 de março, liderada pela direita e comandada pelo ex-Presidente Spínola, deu mais força ao governo de Vasco Gonçalves, que defendia políticas mais revolucionárias.

Assistiu-se a confrontos entre defensores das políticas revolucionárias e eleitorais. Um novo golpe de inspiração revolucionária, também falhado, a 25 de Novembro, clarificou o cenário político e abriu caminho para a realização de eleições democráticas que, em 1976, deram maioria aos partidos moderados, nomeadamente ao Partido Socialista e o Partido Popular Democrático, antecessor do atual PSD.

Ficha Técnica

  • Título: 50 anos RTP - PREC
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: António Louçã
  • Produção: RTP
  • Ano: 2007

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.