Pesquisar

A batalha do Vimeiro

A batalha do Vimeiro, travada no dia 21 de agosto de 1808 entre tropas luso-britânicas e franceses, foi um confronto decisivo que pôs fim à primeira invasão francesa.

No dia 17 de agosto tinha-se registado um outro confronto na Roliça, onde os franceses também tinham sofrido uma derrota, mas seria no Vimeiro que se confirmaria a impossibilidade das tropas napoleónicas continuarem em Portugal.

O exército francês, comandado por Junot, tinha entrado em Portugal em novembro de 1807, ocupando todo o território, situação que se alterou com estes dois confrontos. Neles se revelaram as qualidades de chefia do general Wellesly, futuro Duque de Wellington.

Foi, aliás, na sequência desta primeira invasão, que a família real portuguesa abandonou o país. Seguiriam-se duas outras tentativas dos franceses para ocupar Lisboa e o rei e a corte só regressariam do Brasil em julho de 1822.

Nesta reportagem pode acompanhar os depoimentos de Natália Gomes, habitante do Vimeiro e de Ana Bento, historiadora do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, um espaço onde se podem conhecer melhor os detalhes daquela batalha.

Ficha Técnica

  • Título: Batalha do Vimeiro
  • Tipo: Extrato de Reportagem
  • Autoria: Filipa Marques Henriques
  • Produção: RTP
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui