Pesquisar

A derrota da França em 1940

A França foi invadida e ocupada por forças alemãs no início de Maio de 1940, após um ataque bem sucedido à Bélgica e aos Países Baixos. Surpreendidas pela estratégia dos nazis, que entraram pelas Ardenas, uma área densamente florestada, as tropas francesas e os seus aliados ingleses foram incapazes de resistir ao ímpeto inimigo e entregaram o país em seis semanas.

O exército francês confiou a defesa do país à linha Maginot, um conjunto de fortificações construídas no período entre guerras junto à fronteira com a Alemanha, mas os generais de Hitler rodearam estes baluartes através das fronteiras do Luxemburgo, da Bélgica e da Holanda.

O rápido avanço surpreendeu os militares aliados, mas também a população que, assustada, invadiu as estradas à procura de um local seguro. Para evitar que se tornassem vítimas de combates, algumas cidades decidiram também evacuar as crianças, uma operação dolorosa tanto para os menores como para os seus pais.

Apesar de franceses e britânicos esperarem o ataque há cerca de um ano, o avanço alemão foi rápido e decisivo, chegando a Paris em poucas semanas. A França seria dividida em duas, ficando o norte sob administração de Berlim e o sul, com a capital em Vichy, governada pelo Marechal Pétain, um herói francês da I Guerra Mundial.

Na parte sul do país, que ficaria conhecida como a “França Livre” ou a “França de Vichy”, existia um autonomia muito pequena e a autoridade era, de facto, exercida pelo governo de Hitler, assistindo-se à aplicação de muitas leis do Reich, incluindo as anti-semitas.

Ficha Técnica

  • Título: The World at War - Ocupation of France
  • Tipo: Filme de propaganda
  • Produção: United States Office of War Information
  • Narrador: Paul Stuart
  • Ano: 1942
  • Origem: National Archives and Records Administration (NARA)
  • Cedido: Steven Spielberg Film and Video Archive (RG-60.1108)/ US Holocaust Memorial Museum
  • Tradução e Legendagem: RTP Ensina/ João Domingos/ RTP Produção
  • Fotografia: Truppen der deutschen Wehrmacht. Siegesparade Paris. (Bundesarchiv, Bild Bundesarchiv_Bild_- 146-1994-036-09A)

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui