Pesquisar

A economia durante o período árabe

Os árabes chegaram à Península Ibérica no ano 711 e, enquanto viveram neste território, desenvolveram um modo de vida próprio com uma estrutura social e económica diferente seus dos vizinhos cristãos.

Os muçulmanos introduziram inovações importantes ao nível das técnicas agrícolas, tapeçaria, curtumes, ourivesaria e cerâmica e, de certo modo, deram origem à tradição municipalista do país.

As populações urbanas eram constituídas por importantes contingentes de comerciantes e artesãos. Normalmente pagavam um tributo aos senhores das cidades, mas eram homens livres, não sujeitos a dependências senhoriais como acontecia então nos reinos cristãos. Os principais mercados funcionavam nas cidades e vilas e eram o local onde a população rural vendia os seu bens.

Uma das marcas culturais mais importantes da cultura árabe no território teve a ver com o estabelecimento de rotas comerciais não só entre as cidades controladas pelos muçulmanos a sul como também pelos cristãos a norte.

Ficha Técnica

  • Título: Indústria em Portugal - A Idade Média Portuguesa
  • Tipo: Extrato de Documentário
  • Produção: RTP/AEP
  • Ano: 2000

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.