Pesquisar

A Força Aérea Portuguesa na Frontex

A Frontex é uma agência da UE que presta apoio a países membros e associados de Schengen na gestão das fronteiras externas, contribuindo para a harmonização do seu controlo. O presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanha aqui uma missão da Força Aérea Portuguesa (FAP) envolvida na deteção de emigrantes ilegais.

A “Missão Indalo” decorreu em 2017 e tinha o objetivo de detetar e controlar embarcações suspeitas de transportar migrantes ilegais no mediterrâneo com origem no Norte de África e destinados à Europa.

Foi utilizada a esquadra 502, conhecida como “Os elefantes”, que utiliza aviões C-295 equipados com eletrónica de deteção capaz de localizar e identificar diferentes tipos de embarcações.

No ano anterior estes aparelhos tinham desempenhado um papel crucial no salvamento de 34 migrantes que viajavam num bote que se incendiou em mar alto.

A Frontex facilita a cooperação entre as autoridades de controlo das fronteiras de cada país da UE, disponibilizando a assistência técnica e os conhecimentos específicos necessários em matéria de gestão das fronteiras externas.

Ficha Técnica

  • Título: Agência Europeia Frontex
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Cristina Liz
  • Produção: RTP
  • Ano: 2017

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui