Pesquisar

A mais jovem tradutora portuguesa

Ana Gabriela Verdade foi a vencedora portuguesa do concurso de Jovens Tradutores da União Europeia. Na edição de 2013 participaram mais de 3 mil jovens dos 28 estados-membros. Os trabalhos foram corrigidos por tradutores profissionais.

Zero erros e um prémio! Apesar de ser aluna de 20 a inglês, Ana Gabriela Verdade ficou surpreendida com o resultado do concurso. Diz que participou só para experimentar e nem mesmo depois da vitória pensa seguir a carreira de tradutora.

Foi em menos de 40 minutos que a estudante do ensino secundário na área de Ciências e Tecnologia traduziu três páginas de inglês para português. Os experientes tradutores da Comissão Europeia avaliaram o texto e não encontram uma única falha: estava encontrada a tradução portuguesa vencedora do concurso anual da União Europeia de “Juvenes Translatores“, destinado a jovens com 17 anos.

Ana Gabriela Verdade, aluna no Colégio Nossa Senhora de Assunção, em Anadia, distrito de Aveiro, é a mais jovem tradutora portuguesa. Podes conhecê-la nesta reportagem da RTP dos jornalistas Paula Costa e Cláudio Calhau.

Ficha Técnica

  • Título: Aluna Tradutora Premiada
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Paula Costa
  • Produção: RTP
  • Ano: 2014

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.