Pesquisar

A privatização da manufactura durante o reinado de D. Maria

Apesar do afastamento do Marquês de Pombal, após a subida ao trono de D. Maria I, as disposições de política económica não sofreram muitas alterações, apesar de ter surgido um maior envolvimento do setor privado em áreas industriais que até ali tinham sido monopólio da coroa.

Durante o reinado de D. Maria I assiste-se a uma maior intervenção de empresários privados no setor das manufaturas, acontecendo mesmo que parte das industrias da coroa passam para a gestão de privados.

As manufaturas nacionais continuam a beneficiar de um forte política proteccionista que abrange tanto os industriais que vêm do tempo do Marques de Pombal, como o vidreiro Stephen, ou a família Ratton que investiu no textil durante o período de D. Maria.

A atividade económica vai sofrer um forte revés devido ao período de guerra que acompanha as invasões francesas, a partir de do final do Século XVIII.

Ficha Técnica

  • Título: História da Indústria em Portugal - Absolutismo, liberalismo, proteccionismo e livre-câmbio
  • Tipo: Documentário
  • Produção: RTP/ AEP
  • Ano: 2000

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.