Pesquisar

A viagem inspiradora de um jovem com deficiência

Emmanuel Yeboah nasceu com uma perna diferente e conheceu o estigma da deficiência. O pai foi o primeiro a abandoná-lo. Enfrentou a pobreza nas ruas com menos de um dólar por dia. Quando aprendeu a pedalar, mudou a sua vida e a de milhares de deficientes.

O menino está amaldiçoado, disse o pai quando viu o primeiro filho acabado de nascer. A suposta maldição que o fez abandonar a família era só uma perna mal formada, a perna direita que levaria Emmanuel Yeboah a lutar contra a discriminação.

A história deste miúdo do Gana foi durante muito tempo uma história pouco feliz. Depois da mãe morrer, juntou-se a outras crianças africanas portadoras de deficiência. Viviam nas ruas, abaixo do limiar da pobreza, ignoradas e desprezadas por toda uma sociedade.

Um dia chegou a Emmanuel a vontade de derrubar os obstáculos dos preconceitos, de chamar a atenção para os 2 milhões de deficientes da sua terra, meninos e meninas iguais a todos os outros. No seu plano entrava uma bicicleta e muita força de vontade para aprender a pedalar. Pediu ajuda à Fundação de Atletas Deficientes dos Estados Unidos e, aos 25 anos, iniciou a viagem que mudaria a sua vida.

Durante 10 dias e mais de 600 quilómetros, Emmanuel pedalou usando apenas a perna boa. Queria passar a mensagem de que era capaz, que não era uma tragédia ser diferente, que todos podiam seguir-lhe o exemplo.

A aventura trouxe-lhe uma prótese e uma carreira no desporto. O dinheiro que ganha é também usado para ajudar outros como ele. Porque Emmanuel Yeboah tem a fibra dos heróis, a sua vida inspirou um documentário cinematográfico. Com ele apreendemos que as desigualdades, sejam elas quais forem, devem ser sempre combatidas.

A 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A não esquecer.

  • Temas: Cidadania
  • Ensino: 3º Ciclo, Ensino Secundário

Ficha Técnica

  • Título: África Global - Luta contra a discriminação
  • Tipo: Filme Documental
  • Produção: RTP África
  • Ano: 2006

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.