Pesquisar

Acordo Ortográfico: duplas grafias

O grande objetivo do Acordo foi unificar a língua portuguesa, de modo a facilitar a sua compreensão nos países onde esta é o idioma oficial. Contudo, o novo modelo ortográfico teve em conta as oscilações na pronúncia, admitindo por isso duplas grafias, ou seja, a possibilidade de se escrever a mesma palavra de duas maneiras diferentes. Algumas normas são explicadas neste programa "De acordo com o Acordo".

Com o objetivo de ajudar a escrever segundo a nova grafia determinada pelo Acordo Ortográfico, este programa do jornalista José Mário Costa, esclarece de forma simples algumas alterações introduzidas na Língua Portuguesa que, neste momento, conta já com mais de 200 milhões de falantes.

“De acordo com o Acordo” explica as mudanças no uso do hífen, na eliminação de consoantes, no emprego de maiúsculas e minúsculas e na acentuação gráfica. Porque esta novas regras não são nenhum quebra-cabeças, vê aqui as explicações.

Ficha Técnica

  • Título: De acordo com o Acordo
  • Tipo: Extrato de Programa
  • Autoria: José Mário Costa
  • Produção: RTP

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui