Pesquisar

Acordo Ortográfico: os acentos e as palavras homógrafas

Palavras homógrafas são as que se escrevem da mesma maneira, pronunciam-se de maneira diferente e têm um significado igualmente distinto. E, para nos confundir mais ainda, muitos vocábulos têm vindo a perder a acentuação gráfica, aumentando a lista das homógrafas. Primeiro foi com o Acordo Ortográfico de 1945, agora com o AO de 90. Por exemplo: "pára", do verbo parar e "para", preposição, ficaram iguais. Mas há excecões, casos em que os acentos agudos e circunflexos sobreviveram a esta reforma, como se explica no programa "De acordo com o Acordo.

Com o objetivo de ajudar a escrever segundo a nova grafia determinada pelo Acordo Ortográfico, este programa do jornalista José Mário Costa esclarece de forma simples algumas alterações introduzidas na Língua Portuguesa que, neste momento, conta já com mais de 200 milhões de falantes.

“De acordo com o Acordo” explica as mudanças no uso do hífen, na eliminação de consoantes, no emprego de maiúsculas e minúsculas e na acentuação gráfica. Porque esta novas regras não são nenhum quebra-cabeças, vê aqui as explicações.

Ficha Técnica

  • Título: De acordo com o Acordo
  • Tipo: Extrato de Programa
  • Autoria: José Mário Costa
  • Produção: RTP

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui