Pesquisar

Alocação ótima de recursos: o que quer dizer?

Já nos habituámos à expressão "eficiência energética", ou seja, gastar a energia certa para a função pretendida. Porém, nem sempre usamos os recursos certos em cada uma das situações em que a energia é requerida. Alocação ótima de recursos é fazer isso.

O projeto ReMoDEUCEE (Residential Monitoring to Decrease Energy Use and Carbon Emissions in Europe) envolveu 15 países e teve como objetivo estudar o consumo energético no setor residencial e as formas de o reduzir usando alocação ótima de recursos, o que implica não prejudicar o conforto das pessoas.

Um outro projecto, que aqui pode ser visto, consiste na criação de luminárias inteligentes. O que é isto? São lâmpadas que, através de sensores de som e de imagem, reduzem ou aumentam a sua intensidade. Isso mesmo: se uma rua está deserta, as lâmpadas têm o seu nível de iluminação reduzido. Contudo, se detetam uma aproximação ou um som,  passam imediatamente a funcionar a 100 por cento. Inteligente? Sim, especialmente se considerarmos que isso reduz a conta da eletricidade.

Ficha Técnica

  • Título: República do Saber
  • Tipo: Extrato de programa
  • Autoria: Ciência Viva- Universidade de Coimbra
  • Produção: RTP
  • Ano: 2010

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui