Pesquisar

António Tabucchi, um italiano apaixonado por Portugal

Crítico e tradutor de Pessoa, o escritor italiano mergulhou na cultura portuguesa por influência do autor de «Tabacaria», e seus heterónimos. Vários dos seus livros tiveram inspiração em episódios ou em figuras da vida nacional.

António Tabbuchi foi um autor ligado a Portugal desde o fim da sua adolescência, quer por laços familiares – uma vez que casou com uma portuguesa – quer pela profunda admiração que nutria pela obra pessoana. Leccionou cadeiras relacionadas com a língua e literatura portuguesa, nas universidades de Bolonha e Siena, foi o principal divulgador de Fernando Pessoa junto do público italiano.

Como escritor, deixou mais de uma vintena de obras publicadas, entre as quais «Afirma Pereira», transposto para cinema, «A cabeça perdida de Damasceno Monteiro», “Nocturno Indiano”, ou “Os últimos três dias de Fernando Pessoa”.

Sendo repetidamente citado como candidato ao Prémio Nobel da Literatura, recebeu outras distinções, como os prémios Campiello, Medicis e Associação Europeia de Jornalistas. Portugal foi cenário de várias dos seus romances e a paixão pelo país, levou-o a pedir a nacionalidade portuguesa, que lhe foi concedida em 2004.

Ficha Técnica

  • Título: Morreu António Tabucchi
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Rui Lagartinho.
  • Produção: RTP
  • Ano: 2012

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.