Pesquisar

Aquecer um edifício a 125 metros de profundidade

O Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra levou a bom termo o projecto de aquecer o piso superior de um edifício -cerca de 600 m2- através de uma bomba geotérmica. Isto significa que o edifício é aquecido pelo calor acumulado na Terra.

De uma maneira simplificada, uma bomba de calor necessita de uma fonte de calor , dois permutadores de calor (um para absorver o calor acumulado no solo e um outro para libertar o calor) e uma quantidade de energia motriz para manter o sistema em andamento. Uma bomba de calor extrai energia térmica do ambiente e, aqui, o ambiente é a terra, onde a temperatura é mais constante.

O objectivo da experiência que podes ver na prática no vídeo era saber se compensaria usar bombas de calor geotérmico em países com climas mais amenos, como é o caso de Espanha, Grécia, Roménia, Eslovénia ou, claro, Portugal. Ora vê.

Ficha Técnica

  • Título: República do Saber
  • Tipo: Extrato de programa

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.