Pesquisar

Arte na Gulbenkian: auto-retrato num grupo, de Almada Negreiros

Este “Auto-retrato num grupo” resulta de uma encomenda feita ao multifacetado e fulgurante artista Almada Negreiros para o emblemático café A Brasileira do Chiado, que ele próprio frequentava.

E é precisamente sentado à mesa da Brasileira que Almada Negreiros decidiu representar-se, seguido da actriz e bailarina espanhola Júlia de Aguilar, da actriz Aurora Gil e do professor Dória Nazaré – três pessoas que não faziam parte do seu universo intelectual ou de amizades.

Nada parece juntá-los. Os três, de rosto branco e estático olham numa mesma direcção – a folha que um deles segura, enquanto Almada observa, alheio ao grupo que o rodeia, um esquisso que agarra na mão.
Almada Negreiros quis assim salientar a ausência de amigos e artistas e, como ele próprio referiu, “a falta de outros, de outros iguais a mim, de outros que venham ter comigo e eu com eles.”
Conheça as obras de arte da Fundação Calouste Gulbenkian na série de programas “Arte num Minuto”, que evoca os 60 anos daquela instituição.

Ficha Técnica

  • Título: Arte Num Minuto - 60 anos Fundação Calouste Gulbenkian
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Sofia Leite
  • Produção: RTP
  • Ano: 2016

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.