Pesquisar

As cartas de Darwin

Um dos grandes contribuídos para os argumentos de "Origem das Espécies", a obra de Charles Darwin, foi a troca de correspondência que este manteve com naturalistas de outras partes do mundo, principalmente com Thomas Vernon Wollaston.

Darwin tinha um grande conhecimento das Galápagos mas precisava de compara-las com outras ilhas. O arquipélago da Madeira, onde não pode ir na sua viagem à volta do mundo, deu-lhe respostas graças a alguns naturalistas que estudavam a ilha e que trocaram com ele inúmeras cartas. Thomas Wollaston, entomólogo e malacologista inglês foi um dos principais interlocutores de Darwin 

Wollaston que conheceu a Madeira pela primeira vez em 1847, seguindo o conselho do seu médico para passar um inverno mais ameno na ilha, foi um dos naturalistas que estudou a ilha com mais pormenor, publicando vários livros com o resultado das suas investigações. O seu trabalho ganhou ainda mais projecção graças à importância das cartas trocadas com Darwin e que este utilizou para completar a obra onde expôs a teoria da evolução.

 

Ficha Técnica

  • Título: As Ilhas de Darwin - As Cartas de Darwin
  • Tipo: Documentário
  • Autoria: Paulo Santos, Thomas Dellinger
  • Produção: RTP Madeira
  • Ano: 2009

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.