Pesquisar

As eleições para uma nova constituição

A constituição atual foi aprovada em 2 de abril de 1976 pela Assembleia Constituinte, cujos membros tinham sido eleitos menos de um ano antes, num dos atos eleitorais mais concorridos de sempre.

A eleição dos 250 deputados da Assembleia Constituinte, que tinha como objetivo definir e aprovar a nova Constituição da República, foi das mais concorridas de sempre, registando-se uma abstenção inferior a dez por cento num universo superior a seis milhões de eleitores.

Foram as primeiras eleições livres e universais no país, uma situação que mobilizou a população e meios até aí nunca vistos. Existia a esperança numa mudança profunda no país e todos queriam participar.

Os deputados tomaram posse a meio de 1975 e, em menos de um ano, aprovaram a constituição que seria promulgada pelo Presidente da República, o general Francisco Costa Gomes, no dia numa deslocação excecional ao parlamento.

Ficha Técnica

  • Título: Dicionário de Abril - Letra E
  • Tipo: Extrato de Programa
  • Autoria: António Reis/ Maria Inácia Rezola/ Paula Borges
  • Produção: Braveant/ RTP
  • Ano: 2012

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui