Pesquisar

As políticas económicas do Marquês Pombal

Sebastião José de Carvalho e Melo - futuro Marquês de Pombal - foi chamado a governar quando D. José I subiu ao trono e definiu uma nova política económica para o país. Apostou no estabelecimento de manufaturas e em políticas proteccionistas.

O Marquês de Pombal ficou para a história pela ação decisiva após o terramoto de Novembro de 1755, mas a sua atuação na área económica também foi decisiva para a coroa implementando um conjunto de políticas que estavam a obter interessantes resultados noutros países europeus.

É da sua lavra a criação de um conjunto de companhias régias com características monopolistas ou privilegiadas com o objetivo de desenvolver as atividades agrícolas e manufatureiras.

Carvalho e Melo dava grande importância à burguesia empreendedora e não foi por acaso que uma das principais praças da Lisboa reconstruída ficou com o nome de Praça do Comércio.

Ficha Técnica

  • Título: História da Indústria em Portugal - Absolutismo, liberalismo, proteccionismo e livre-câmbio
  • Tipo: Extrato de Documentário
  • Produção: RTP/ AEP
  • Ano: 2000

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.