Pesquisar

As primeiras eleições Europeias

As primeiras eleições para o Parlamento Europeu foram realizadas em 1979, enquanto os eleitores portugueses foram pela primeira vez às urnas para eleger os seus deputados em 1987.

Nas primeiras eleições para o Parlamento Europeu, realizadas em 1979, o bloco do Partido Socialista foi o que ficou com mais representantes elegendo 112 num total de 410 deputados.

Portugal participou pela primeira vez nas eleições europeias a 19 de julho de 1987. Um ano antes o país integrara oficialmente a Comunidade Económica Europeia (CEE) e, nessa altura, foram indicados 24 nomes, de acordo com a representatividade na Assembleia da República.

A eleição para o Parlamento Europeu de 1987 decorreu em conjunto com as eleições legislativas. O PSD foi o partido mais votado com 37,5 por cento dos votos para o Parlamento Europeu.

Nas eleições legislativas, que decorreram em simultâneo, Aníbal Cavaco Silva alcançava a primeira maioria absoluta para a Assembleia da República.

Entre os 24 eurodeputados eleitos estavam Santana Lopes, Maria de Lourdes Pintasilgo, Francisco Lucas Pires, Carlos Aboim Inglez e José Medeiros Ferreira.

 

Ficha Técnica

  • Título: As primeiras eleições Europeias
  • Tipo: Infografia
  • Autoria: Raquel Ramalho Lopes/ Sara Piteira
  • Produção: RTP/ Multimédia
  • Ano: 2019

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui