Pesquisar

Azeite, a gordura saudável

Da azeitona descobriu o homem que podia extrair um líquido precioso para cozinhar e temperar os alimentos. Há mais de 5000 anos a produção de azeite fazia-se de forma rudimentar mas hoje, dos modernos lagares portugueses, saem toneladas para o mundo inteiro. A principal gordura da dieta mediterrânica conquista pelo paladar e pela garantia de fazer bem à saúde. O segredo é não abusar.

Leva-se ao tacho para fazer um refogado, adiciona-se em fio ao tempero das saladas e, se for bom, até se come com pão. Ou degusta-se. Tal como acontece no mundo dos vinhos, o azeite que por cá se produz não é todo igual. De norte a sul, cada região tem o seu olival com características diferentes. Sabores, aromas e demais subtilezas são apurados em produtos distintos que só os  paladares treinados dos “azeitólogos” conseguem interpretar.

Para os simples comensais que não entram nestas provas dos azeites, fica o gosto de ter no prato uma gordura – de preferência extra virgem – que faz bem à saúde. E o que tem de tão especial este produto? Além de ser rico em betacorenos e vitamina E, o seu consumo tem benefícios comprovados na proteção do sistema cardiovascular e um alto teor de ácidos gordos monoinsaturados que ajuda a reduzir o mau colesterol, LDL, mantendo o nível do bom, HDL.

Patrícia Falcão, engenheira Agrónoma, não vacila ao classificar o azeite como a gordura mais saudável a seguir ao leite materno. Parece que quanto mais descobrimos sobre este produto que se extrai da azeitona, mais motivos encontramos para lhe chamar “o líquido cor de ouro”, um dos pilares da dieta mediterrânica usado desde há milhares de anos. E que há tão poucos estamos a redescobrir.

 

  • Temas: Cidadania, Saúde
  • Ensino: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Ensino Secundário

Ficha Técnica

  • Título: Sociedade Civil - Dieta Mediterrânica
  • Tipo: Extrato de Programa - Reportagem
  • Produção: Companhia de Ideias
  • Ano: 2006

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui