Pesquisar

Comissão Europeia: a guardiã dos tratados

Esta é a instituição que defende o interesse geral da Europa e garante a aplicação do direito comunitário em todos os estados-membros. Instituída em 1958 e com sede em Bruxelas, é formada por 28 comissários, um dos quais assume a presidência da Comissão.

É o único órgão que representa a União Europeia a nível internacional e que tem competência para propor novas leis ao Parlamento e Conselho Europeus.

Este organismo, politicamente independente, conta com mais de 23 mil funcionários nas várias direções e serviços especializados e é liderada por um Presidente cuja principal função passa pela definição de linhas orientadoras para que os comissários elaborem o plano de trabalho anual.

O português Durão Barroso foi o 12.º Presidente da instituição, cargo que exerceu entre 2004 e 2014. Na reportagem é explicado o papel e a importância da Comissão Europeia, cujas funções são detalhadas no sítio Web oficial da U.E.

Ficha Técnica

  • Título: Mais Europa
  • Tipo: Extrato de Programa - Reportagem
  • Autoria: Mara Aragão
  • Produção: Companhia de Ideias
  • Ano: 2012

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.