Pesquisar

Como é que o Pokémon Go funciona?

A culpada do Pókemon Go ser tão especial chama-se ciência. Como? Através de três tecnologias que os responsáveis pelo jogo aproveitaram para criar este mundo fantástico.

A primeira tecnologia chama-se navegação GPS. Este sistema marca a tua localização a partir do telemóvel que sabe exactamente onde estás, com a ajuda de 24 satélites que andam à volta da Terra.

Espectacular, não é?

Outra tecnologia é a base de dados que o jogo utiliza de todas as cidades e sítios no mundo inteiro. É por causa disto que o jogo detecta onde estão todos os Pokestops e Pokegyms.

Mas o que torna o jogo único é mesmo a tecnologia da realidade aumentada, em que coisas criadas por computador aparecem no sítio onde tu estás. Ou seja, a realidade aumentada aproveita a realidade existente à tua volta, tornando o mundo real num jogo.

Quando vais apanhar um Pokemon, por exemplo, a câmara fotográfica do telemóvel liga-se. O jogo usa a câmara para analisar o espaço à tua volta e para pôr uma imagem virtual no ambiente do écran que estás a usar.

Agora se me dás licença, tenho que ir apanhar um Nidoran que me estava a provocar no elevador…

“Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia” é um conteúdo do Pavilhão do Conhecimento para a  rádio zigzag.

Ficha Técnica

  • Título: Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia
  • Tipo: Infantil
  • Autoria: Rádio Zig Zag / Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
  • Ano: 2016

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.