Pesquisar

Convento de Santo António e Ordem Terceira no Brasil

Fundado em 1608 o Convento de Santo António localiza-se no alto de um morro, no centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

O convento e a vizinha Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência formam um dos mais antigos e importantes conjuntos edificados da cidade do Rio.

Os primeiros frades franciscanos chegaram ao Rio em 1592, mas só em 1607 lhes foi concedido terreno para poderem construir o convento. As obras começaram no ano seguinte e, a primeira fase, foi concluída em 1620. Ao longo dos séculos os edifícios foram alvo de diversas ampliações.

Entre os franciscanos famosos que passaram por aqueles edifícios encontra-se Frei Vicente do Salvador, autor de um dos primeiros livros sobre a história do Brasil desde a sua descoberta pelos portugueses até ao século XVII.

Também ali esteve Frei Francisco de Santa Teresa de Jesus Sampaio, amigo de Dom Pedro I e um dos conspiradores que convenceu o príncipe a declarar a Independência do país.

Ficha Técnica

  • Título: As Maravilhas de Portugal no Mundo - Convento de Santo António e Ordem Terceira, Brasil
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Rita Marrafa de Carvalho
  • Produção: RTP
  • Ano: 2009

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui