Pesquisar

Criatividade, células estaminais e biomateriais

Lino Ferreira é investigador na área de células estaminais e biomateriais no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. O plano é sempre potenciar aquilo que o corpo humano já tem para poder ultrapassar a doença.

A motivação de Lino Ferreira para investigar passa por desenvolver plataformas tecnológicas no contexto da medicina regenerativa, focando-se nas doenças isquémicas. Trata-se de um trabalho multidisciplinar que junta biomateriais e células estaminais, mas que permite uma acção regenerativa em circunstâncias de doença, como é o caso de um enfarte de miocárdio, feridas crónicas ou AVC’s.

O caderno de laboratório é o seu objecto de eleição e mantém com ele uma estreita relação criativa: é de forma artística que vai fazendo colagens e notações de toda a investigação laboratorial ao longo do tempo.

O desafio do futuro, para Lino Ferreira passa pela continuação de desenvolvimento de biotecnologia que consiga gerir os recursos endógenos do corpo humano e mobilizá-los para situações de emergência como doenças. Ou seja, potenciar tudo aquilo que já existe no nosso organismo para chegar à regeneração..

Ficha Técnica

  • Título: 5 Minutos Com Um Cientista
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e RTP
  • Produção: Panavídeo
  • Ano: 2013

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui