Pesquisar

Einstein, as ondas gravitacionais e o interferómetro

Como se fossem ecos perdidos de fenómenos cósmicos espetaculares e violentos, as ondas gravitacionais propagam-se pelo universo à velocidade da luz, durante milhões de anos. Até atingirem a Terra, onde agora são escutadas por aparelhos de alta precisão e decifradas por cientistas. Einstein defendeu na Teoria da Relatividade, a existência destas ondas provocadas pela colisão de corpos de grande dimensão, como os buracos negros, e que deformam o espaço-tempo. Mas há cem anos o jovem físico não tinha interferómetros para confirmar a previsão. Como funcionam estes instrumentos? Segue aqui a explicação de Gonçalo Figueira, do Instituto Superior Técnico.

Kê Kuá Einstein são micro programas sobre ciência com a colaboração da Ciência Viva que, no âmbito do centenário da comprovação da teoria da Relatividade Geral de Einstein, vão ajudar a perceber princípios da física, como a curvatura do espaço e a relação espaço-tempo.

Ficha Técnica

  • Título: kê Kua Einstein!
  • Tipo: Programa de Ciência
  • Autoria: Diana Pedro Tavares / Tânia Pinto
  • Produção: RTP África
  • Ano: 2019

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui