Pesquisar

Escritores, editores e plataformas digitais

As novas plataformas digitais permitem aos autores colocar os seus livros directamente nas mãos dos leitores, muitas vezes sem passar por editores ou livrarias. É uma possibilidade que abre um mundo de oportunidades, mas também pode camuflar questões que até aqui não existiam.

As novas plataformas prometem uma maior independência aos autores pois evitam a necessidade de definir o grafismo, a paginação ou a impressão para além de um conjunto de outras questões que até agora eram asseguradas pelos editores.

Esta opção encerra, no entanto, riscos tanto para o autor como para os leitores pois desaparece o elemento que validava de forma critica o produto final. Por outro lado, e com o desaparecimento de vários elos da cadeia de produção e venda dos livros, também descem os preços finais do produto, o que torna as propostas mais interessantes para o consumidor.

Com o desaparecimento do papel também as salas de aula estão a mudar, esperando-se que o peso físico dos manuais seja absorvido por aparelhos electrónicos, onde se incluem a tablet e o telemóvel.

Ficha Técnica

  • Título: Nativos Digitais - Relação do autor com os editores e as plataformas digitais
  • Tipo: Extrato de Programa Cultural
  • Produção: RTP/ Farol de Ideias
  • Ano: 2012

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.