Pesquisar

Fortaleza de Ormuz no Irão

Ormuz é uma importante cidade marítima, e um ponto estratégico no Golfo Pérsico. No século XVI passavam ali as rotas comerciais entre a ásia central, o índico e o mediterrâneo. Portugal quis assegurar o domínio daquela àrea, fortificando a cidade.

A conquista de Ormuz foi alcançada em duas fases: em 1507, Afonso de Albuquerque, Vice Rei do Estado Português da Índia, após derrotar as forças defensoras e ter iniciado a construção da fortaleza, foi obrigado a retirar-se graças a três capitães do seu exército que se revoltaram e aliando-se ao rei de Ormuz, combateram os portugueses.

Finalmente, em 1515, “O Conquistador do Oriente“, regressou a Ormuz e tomou a cidade definitivamente. Acabou então a construção do forte de Nossa Senhora da Conceição. A fortaleza ficou com a forma de um pentágono, oito torres em volta e uma no centro, sendo reconhecida pela Pérsia como a obra de uma grande potência militar. Como a construção desta fortaleza teve várias fases, a sua arquitetura resultou na fusão entre o estilo Manuelino e um estilo Renascentista.

A Jornalista Márcia Rodrigues conta-nos um pouco mais sobre esta marca portuguesa no mundo.

Ficha Técnica

  • Título: As Maravilhas de Portugal no Mundo - A Fortaleza de Ormuz, Irão
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Márcia Rodrigues
  • Produção: RTP
  • Ano: 2009

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.