Pesquisar

Forte de São Jesus de Mombaça, Quénia

O Forte de São Jesus de Mombaça, no Quénia, é uma das mais importantes obras de arquitectura militar portuguesa do século XVI. Com a altura de um edifício de seis andares, virado para o Índico, quase na linha do Equador, parece uma figura humana deitada.

Vasco Gama chegou a Mombaça em 1498, mas o Forte de São Jesus só foi construído um século depois, no reinado de Filipe I de Portugal, . Mombaça era um dos portos estratégicos na costa oriental africana e foi transformado na principal base de operações portuguesas.

Situada no Quénia, país que faz fronteira com o Uganda, a Somália,a Etiópia, a Tânzania e o Oceano Índico, Mombaça é hoje uma cidade cosmopolita, onde se cruzam muitas raças e culturas e, embora tenham sido os portugueses a lá se estabelecerem primeiro, a cidade teve depois deles nove donos. O Forte Jesus de Mombaça, transformado em prisão no período de domínio inglês, é hoje um dos monumentos mais visitados da ex-colónia inglesa.

A jornalista Patrícia Lucas descobriu esta obra da arquitectura portuguesa seiscentista e falou com os três únicos portugueses que vivem na cidade.

Ficha Técnica

  • Título: As Maravilhas de Portugal no Mundo - Forte São Jesus de Mombaça
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Patricia Lucas
  • Produção: RTP
  • Ano: 2009

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui