Fundação de S. Luís do Maranhão pelos franceses, no Brasil

Foi no dia 8 de setembro de 1612 que os comandantes franceses tomaram formalmente posse da terra onde tinham acabado de construir uma fortaleza, na costa do Maranhão. Deram-lhe o nome de São Luís, em homenagem ao seu rei, Luís XIII.

O local foi batizado por frades franciscanos e o território foi oficialmente incorporado na coroa de França, tendo os aliados ameríndios da região jurado fidelidade ao estandarte com a flor de lis. Esta cerimónia solene inaugurou um período de presença francesa na região, que ficou conhecido pelo nome de França Equinocial.

Este primeiro passo foi o resultado de uma expedição de 3 navios preparada na Bretanha, com a participação de cerca de 500 colonos e liderada por Daniel de la Touche, senhor de La Ravardière, e pelo almirante François de Rasilly.

A iniciativa foi autorizada e apoiada pela coroa francesa e contava com o apoio dos frades capuchinhos de Paris, além da participação financeira de vários nomes importantes da nobreza francesa.

 

  • O que era essa França Equinocial?

Havia já algum tempo que os franceses acalentavam projetos de colonização em terras brasileiras. Esse interesse remontava, aliás, aos meados do século XVI, quando uma expedição de colonos protestantes, fugindo ao clima de perseguição religiosa de que eram alvo em França, se fixou na região do atual Rio de Janeiro, até serem expulsos pelos portugueses.

Na viragem para o século XVII, os projetos franceses de colonização no continente americano renasceram. Foram feitas as primeiras tentativas de fixação no Québec e houve expedições ao nordeste brasileiro, na zona de Paraíba e do Ceará.

O nome de França Equinocial provém de Equinócio, designação por vezes dada ao Equador, e abrangia as diversas iniciativas de fixação na zona equatorial. A fundação de São Luís do Maranhão foi a mais importante e a que envolveu mais recursos, e contou com o apoio de diversas populações ameríndias, que eram hostis aos portugueses e aos seus aliados.

 

E que sucesso teve?

As expectativas de sucesso eram elevadas, não apenas devido às riquezas naturais daquela região, mas também pelos relatos e descrições acerca da alegada docilidade e facilidade de conversão ao cristianismo por parte dos ameríndios.

Paris chegou a receber vários embaixadores tupinambás, entre 1613 e 1614, o que fazia antever um futuro radioso para a colónia. Porém, esta teve uma existência efémera, porque foi tomada pelos portugueses de Pernambuco em 1615. São Luís foi ocupada e acabou por se tornar um foco importante da colonização portuguesa, com o desenvolvimento da economia da cana de açúcar.

Hoje é a capital do estado brasileiro do Maranhão. Quanto aos franceses, acabaram por abandonar os projetos de colonização do Brasil e concentraram os seus esforços na região de Caiena, mais a norte, que veio a ser a capital da Guiana Francesa e que subsiste ainda hoje como um departamento ultramarino da França.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Os Dias da História - Fundação de S. Luís do Maranhão pelos franceses, no Brasil
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Paulo Sousa Pinto
  • Produção: Antena 2
  • Ano: 2017
  • São Luis do Maranhão: mapa de 1629 por João Teixeira Albernaz