Pesquisar

Glaciar, a grande massa de gelo gota a gota

Os glaciares são grandes massas de gelo que, conservando-se vários anos, deslizam lentamente em terrenos inclinados. Este deslizamento vai moldando a superfície onde o glaciar se encontra. Toda uma série de pistas que ficam impressas na história da Terra.

Os glaciares são característicos dos climas frios pelo que, em Portugal, não há nenhum. Há, no entanto, vestígios da sua presença na serras da Estrela, da Peneda e do Gerês. Isto significa que houve fases de clima mais frio do que o actual durante as últimas dezenas de milhar de anos.

Com um comportamento elástico-viscoso à medida que avança, o glaciar cria a sua própria linguagem na Terra, criando drumlets e kames, eskeres e kettles. Ou marmitas de gigante, se for mais fácil. Esta linguagem glaciar traduz-se nas evidências que podem, muitos anos depois, ser observadas. São o resultado de uma poderosa força erosiva que altera profundamente o percurso que faz.

Descobre aqui o mapa e as legendas de um glaciar.

 

Ficha Técnica

  • Título: Geosfera
  • Tipo: Extrato de Programa

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui