Pesquisar

Grândola, a música da revolução

Utilizada como segunda senha da revolução é, ainda hoje, a música que mais se identifica com o que aconteceu no dia 25 de abril de 1974. “Grândola, Vila Morena” tornou-se um tema icónico.

“Grândola, vila morena” foi anunciada aos 25 minutos do dia 25 abril de 1974 por Leite de Vasconcelos, no programa “Limite” da Rádio Renascença, confirmando que a revolução seria naquele dia.

À escuta tinha militares em diversos quartéis prontos a mobilizar forças para tomar pontos estratégicos especialmente na capital. Uma hora e meia antes tinham estado sintonizados nos Emissores Associados de Lisboa onde João Paulo Dinis tinha emitido a primeira parte da senha: “E depois do Adeus”, um tema de Paulo de Carvalho.

Apesar de ter sido a segunda música utilizada naquela noite para desencadear a revolução, “Grândola, vila morena”, de Zeca Afonso, ficaria para sempre ligada a esse momento, continuando a ser o tema que mais rapidamente se identifica com os acontecimentos dessa madrugada.

Ficha Técnica

  • Título: Dicionário de Abril - Letra G
  • Tipo: Extrato de Programa
  • Autoria: António Reis/ Maria Inácia Rezola/ Paula Borges
  • Produção: RTP
  • Ano: 2012

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui