Pesquisar

Gravidez na adolescência, antes prevenir do que remediar

Uma gravidez na adolescência requer cuidados extras e um acompanhamento médico adequado, já que é uma gestação de risco e com algumas complicações. Uma correta educação sexual e a orientação da família são fundamentais para a prevenção.

Os inconvenientes de uma gravidez precoce e indesejada são muitos. Para além de uma vida totalmente diferente, as jovens mães podem enfrentar condições biológicas e psicológicas adversas:

A bacia da mãe ainda não está completamente desenvolvida; é frequente o parto ocorrer antes do final do tempo de gestação e as infecções e depressões pós-parto são comuns. A concorrer com este quadro podem apontar-se também a baixa auto-estima e a dependência financeira.

O melhor é prevenir através de uma educação transversal aos jovens, família e professores, incentivar a utilização de métodos contraceptivos e ter uma actividade sexual protegida.

São alguns dos conselhos de Maria do Céu Santo, a ginecologista entrevistada neste excerto do Viva Saúde.

Ficha Técnica

  • Título: Viva Saúde - Gravidez na adolescência
  • Tipo: Extrato de programa
  • Produção: Companhia de Ideias
  • Ano: 2012

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.