Pesquisar

Guerra Junqueiro: 4 minutos para conhecer o poeta da República

Nascido no século em que os poetas "tinham ressonância no espaço público", a voz de Guerra Junqueiro foi de resistência à monarquia e mobilizadora dos ideais republicanos. Apelidado de Victor Hugo português, as suas composições poéticas, fossem sátiras ou líricas, recolheram o louvor nacional. Mas o poeta que era "leitura quase obrigatória em família", é hoje pouco conhecido e estudado.

Sem vocação para o sacerdócio, destino que os pais lhe queriam dar, Abílio Manuel Guerra Junqueiro irá marcar o final do século XIX e as primeiras décadas de XX, com as suas composições poéticas e intervenções políticas. O talento invulgar do poeta transmontano conquista prestígio e uma popularidade inédita, porém, o sucesso das “rimas estrondosas” por muitos recitadas, não impedem dissabores causados pelo seu anticlericalismo e críticas às elites corruptas.

Ao longo da vida serão muitos os combates que assumirá, mas é o seu profundo envolvimento na crise nacional originada pelo Ultimatum inglês de 11 de janeiro de 1891, que fará dele uma das figuras de referência na luta contra a monarquia e, na posterior instauração da República.

São estas algumas facetas do múltiplo Guerra Junqueiro (1850-1923), também filósofo, cientista, colecionador e viticultor, sublinhadas por José Augusto Seabra, professor da universidade de Coimbra, na entrevista realizada no Jornal 2 a propósito do primeiro festival literário de tributo ao poeta. Do evento organizado em 2017, destaca-se a criação do prémio Guerra Junqueiro atribuído por unanimidade a Manuel Alegre, outra “voz da resistência”.

Depois de um longo período no esquecimento nacional, o autor do livro “Os Simples” e “Oração à Luz”, volta a ser falado devido à iniciativa de Freixo de Espada à Cinta, a terra onde nasceu.

 

 

Ficha Técnica

  • Título: Jornal 2 - Entrevista com José Carlos Seabra
  • Tipo: Excerto de Programa de Informação
  • Produção: RTP2
  • Ano: 2017

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.