Pesquisar

História do Funchal

Os primeiros povoadores instalaram-se no Funchal, em 1425 e a elevação a cidade aconteceu em 1508.

À chegada dos primeiros povoadores a zona do Funchal viu nascer duas áreas populacionais, uma junto ao litoral, onde se alojaram os mais pobres, e outra mais acima onde se instalaram aqueles com estatuto mais elevado.

Só no século XVI surge um plano urbanístico, em que se implementam diversos edifícios públicos e respetivos arruamentos, criando um espaço urbano único.

Este modelo de urbanização vai ser utilizado, nos anos seguintes, na implementação e expansão de outras cidades construídas pelos portugueses, em diversas zonas do mundo, na sequência dos descobrimentos. E é como ponto de apoio aos descobrimentos que a cidade e a ilha se vão desenvolver nos séculos seguintes.

A produção de cana do açúcar, e mais tarde do vinho, deram um importante impulso à economia local.

Próximo dos finais do século XIX, devido ao clima benévolo, a ilha atraiu gente de toda a Europa, atacada pela tuberculose. Os seus ambientes naturais atraíram também naturalistas e, por fim, o turismo com características semelhantes às que conhecemos hoje.

Ficha Técnica

  • Título: Câmara Clara - História do Funchal
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Inês Fonseca Santos
  • Produção: RTP
  • Ano: 2008

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.