Pesquisar

Histórias de quem viveu na rua

Sem casa, sem trabalho, sem família. Sem destino. Quem cai na rua, conhece a miséria. Frio, fome e uma enorme solidão por companhia. Perdido o contacto com as regras da sociedade, mergulha-se facilmente numa vida sem sentido. Pedro e Paulo estiveram lá.

Estavam no caminho errado. A dependência do álcool e da droga foi destruindo aos poucos a dignidade destes dois homens. Um dia, aconteceu. Ficaram na rua. Perderam o emprego, a casa e, a família, deixou de lhes abrir a porta. Rapidamente passaram para o outro lado, o lado dos que não fazem parte da sociedade. Pedro Silva viveu assim durante 4 anos. Para Paulo Fernandes, foram muitos mais: esteve 27 anos à deriva. A única preocupação era sobreviver, encontrar um local seguro para dormir e tapar os ouvidos aos comentários depreciativos de quem por eles passava.

Com a ajuda das instituições de solidariedade e das ONG (Organizações Não Governamentais) que, com uma rede de voluntários, distribuem alimentos, roupa e cobertores pelos sem-abrigo, Pedro e Paulo resistiram e recuperaram a força de vontade. Entraram em programas de desintoxicação, arranjaram emprego e encontraram o amor. São hoje homens de família, felizes por terem uma vida.

Muitos ainda não tiveram a mesma sorte. Mas também há quem recuse entrar em planos de reinserção social, por já não saber estar noutro sítio. No início de 2015 estavam a viver nas ruas de Lisboa 440 pessoas e 376 a pernoitar nos centros de acolhimento. Desta população não fazem só parte mendigos, alcoólicos e toxicodependentes.  Cada vez se encontram mais homens e mulheres com formação superior em situação de miséria. Porque a vida pode pregar partidas a qualquer um de nós.

 

 

 

  • Temas: Cidadania
  • Ensino: 3º Ciclo, Ensino Secundário

Ficha Técnica

  • Título: Tolerância Zero - Sem Abrigo
  • Tipo: Extrato de Programa
  • Produção: Academia RTP
  • Ano: 2012

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.