Pesquisar

Ierabriga, uma cidade romana que se perdeu

As ruínas do Monte dos Castelinhos, no concelho de Vila Franca de Xira, revelam a existência de um importante aglomerado populacional que poderá ser a cidade perdida de Ierabriga, uma das mais importantes urbes romanas do vale do Tejo.

As escavações começaram em 2008 e revelaram um importante conjunto urbano da época romana, que obedece a um plano octogonal, datado do século I antes de Cristo.

Trata-se de uma grande área de construção que foi feita de raiz e que, de forma inexplicável, foi destruída apenas décadas depois de ter sido erguida. Para além de indícios de habitações e arruamentos, foram também assinalados vestígios que apontam para uma forte presença militar.

Nesta reportagem pode ouvir declarações de Carolina Miranda e João Sequeira, estudantes de arqueologia; João Pimenta e Henrique Mendes, arqueólogos do Museu Municipal de Vila Franca de Xira, e Fernando Paulo, Vereador da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Ficha Técnica

  • Título: Achados Arqueológicos em Vila Franca de Xira
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Patrícia Pedrosa
  • Produção: RTP
  • Ano: 2012

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.