Pesquisar

A cultura para Jorge de Sena

A cultura para Jorge de Sena

Conheça alguns extratos da entrevista que Jorge de Sena deu à RDP sobre cultura portuguesa, em 1977. O programa "Cantorias" foi conduzido por Maria José Mauperrin.

Uma visão sobre a cultura

Para o poeta a cultura leva décadas a construir e a cultura portuguesa, do pós-25 abril, vai levar tempo a afirmar-se pois não é tão rápida como a política.

Jorge de Sena chama a atenção para a necessidade de não transformar o ensino e a cultura no pós-25 de Abril numa coisa infantilmente revolucionária ou em contraposição com elitismo que existia antes da revolução.

 

Os media na cultura

Jorge de Sena, que viveu parte importante da sua vida nos EUA, não tem dúvidas de que os media, nomeadamente, a rádio e a televisão, têm um papel fundamental na divulgação cultural.

Condena, no entanto, a pseudocultura que muitos tentam levar e mostrar nos órgãos de comunicação. Salienta que existem muitos tipos de cultura e que pode ser mais interessante a cultura de um analfabeto português do que a de um letrado.

Ficha Técnica

  • Título: Entrevista a Jorge de Sena
  • Tipo: Entrevista
  • Autoria: Maria José Mauperrin
  • Produção: RDP
  • Ano: 1977

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui