Pesquisar

Juan Luis Cebrián: internet é oportunidade e ameaça

O antigo diretor do jornal El Pais e do grupo de comunicação social espanhol Prisa acredita que o mundo digital não representa uma condenação à morte para os meios de comunicação tradicionais. Mas reconhece que estes estão em risco se não se adaptarem, até porque todas as revoluções têm um custo.

O jornalista e empresário Juan Luis Cebrián não tem dúvidas de que vários orgãos de comunicação social tradicionais irão desaparecer em resultado da revolução tecnológica introduzida pela internet e pelas redes sociais mas, de um modo geral, considera que este novo mundo é uma oportunidade criada pelo progresso.

Cebrián entende ainda que a esta nova realidade falta uma definição de regras, já que as anteriores deixaram de ser válidas. Isto é ainda mais importante quando se fala de formação da opinião pública nas democracias, onde muita gente deixou de distinguir entre verdade e mentira, num momento em que circula muito informação falsa ou tendenciosa, criada por indivíduos, organizações ou governos com o objetivo de manipular os usuários.

 

Ficha Técnica

  • Título: Fronteiras XXI: Entrevista a Juan Luis Cebrián
  • Tipo: Entrevista
  • Autoria: Daniela Santiago
  • Produção: RTP
  • Ano: 2017

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui