Pesquisar

Judo: os combates em pé

O judo é uma modalidade olímpica que se estreou com competições masculinas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964. As provas femininas surgiram em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona.

Esta arte marcial foi criada no Japão em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano, com o objetivo de desenvolver uma técnica de defesa pessoal que, além de estimular o físico, fomentasse o espírito e a mente.

O combate de judo inicia-se de pé e, cada judoca tem como objetivo projetar o seu adversário. Quando o judoca projetado cai de costas no tatami, com impacto, com velocidade e com controlo o combate termina com a pontuação de Ippon. No judo existem as seguintes pontuações:

* Ippon – ponto completo. O combate termina no momento do golpe que corresponde a esta pontuação. Um Ippon ocorre quando o oponente cai com as costas no chão logo após um movimento perfeito, quando é imobilizado por 20 segundos, por estrangulamento ou chave de articulação.

* Wazari – meio ponto. Dois Wazari valem um ippon e, consequentemente, termina o combate logo após o segundo Wazari. Um Wazari é um ippon que não foi realizado com perfeição. Também é Wazari quando se imobiliza o oponente entre 15 a 19 segundos.

* Yuko – Um terço de um ponto. Obtém-se quando o oponente cai de lado, ou quando é imobilizado durante 10 segundos.

Este conteúdo é cedido ao Portal Ensina da RTP pelo Comité Olímpico de Portugal.

  • Temas: Desporto
  • Ensino: 2º Ciclo, 3º Ciclo, Ensino Secundário

Ficha Técnica

  • Título: Judo: combate em pé
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Comité Olímpico de Portugal
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui