Pesquisar

Língua Gestual para os dias da semana

Nos gestos de segunda-feira vemos a falta de vontade para começar uma semana de trabalho. Já a sexta feira, a cheirar a fim-de-semana, é traduzida de forma efusiva em Língua Gestual Portuguesa. E domingo, recebe o sinal religioso do sétimo dia... queres aprender como se faz? Vê esta aula da professora Patrícia Carmo.

Tem letras, palavras e uma gramática. Usa as mãos, a expressão facial e o movimento do corpo. A Língua Gestual Portuguesa está sempre em movimento, é visual e inclui a emissão de sons. Os gestos são a base da comunicação entre pessoas surdas ou pessoas que ouvem muito mal e o resto do mundo. A identidade e a autonomia desta comunidade constrói-se a partir de uma ligação tão frágil quanto difícil. Por isso, aprender LGP é essencial. O desafio é também para os que ouvem, na vontade conjunta de construir uma sociedade inclusiva, onde todos os cidadãos têm os mesmos direitos.

Saber gestos básicos que traduzam palavras correntes como mãe, irmão, escola, hospital, ou dizer as horas, os dias da semana, são ferramentas fundamentais na comunicação entre surdos e ouvintes. Gestos de aproximação entre pessoas que se querem conhecer melhor. Uma aula de Língua Gestual pode mesmo fazer a diferença. Vamos aprender LGP?

Ficha Técnica

  • Título: Acende a Luz Para Eu Te "Ouvir"
  • Tipo: Extrato de Série Documental sobre Língua Gestual Portuguesa
  • Autoria: Miguel Medeiros Ferreira, Nuno Vicente, Luciano Ottani
  • Produção: Mola
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui