Pesquisar

Luke, o jovem empreendedor que venceu o bullying

O que faz um miúdo aos 12 anos? Se for Luke Lancaster, cria uma empresa. Porque, apesar da sua precoce idade, este inglês tinha a certeza que queria mudar o mundo das vítimas de bullying. Apresentamos aqui o mais jovem CEO do Reino Unido. Inspirador.

O diretor executivo da Young Pionners Charity nem sempre foi assim, confiante e determinado. O passado de Luke conta uma história diferente, a de um rapazinho disléxico, agredido aos 11 anos por quatro colegas. Ficou com medo, sem vontade de voltar à escola. Até perceber que havia mais meninos e meninas na mesma situação, vítimas de bullying que eram excluídos e sofriam em silêncio. Em vez de continuar a esconder-se, Luke resolveu partilhar a sua má experiência para ajudar estes jovens a enfrentarem as adversidades.

O projeto de criar uma fundação internacional podia ser ambicioso, era ambicioso, mas ele estava “irredutível”. O primeiro desafio foi convencer os pais a acreditarem e a participarem no seu sonho de criança crescida; conseguiu-o ao fim de um ano de muitas conversas. Depois… bem, depois a empresa nasceu e o pequeno Luke transformou-se no mais jovem CEO do Reino Unido. Tinha apenas 12 anos de idade.

Nesta aventura que abraçou, Luke tem dirigido a sua empresa com o mesmo espírito empreendedor que pretende ensinar aos mais novos. Na sua visão, a Young Pionners deve servir para formar os bons líderes do futuro. Quando esteve em Portugal a divulgar a fundação, em 2012, Luke Lankaster vestia fato e gravata mas o discurso continha a mesma mensagem: devemos ser uma força para praticar o bem. É este o jovem que tem inspirado milhares de outros jovens.

 

 

  • Temas: Cidadania
  • Ensino: 2º Ciclo, 3º Ciclo, Ensino Secundário

Ficha Técnica

  • Título: 30 Minutos
  • Tipo: Extrato de Programa - Reportagem
  • Produção: RTP
  • Ano: 2012

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.