Pesquisar

Mães meninas, a gravidez na adolescência

Estas são as histórias de algumas adolescentes que são mães, e da forma como a escola e a sociedade encaram a gravidez em mulheres jovens. Uma reportagem em que se fala de planeamento familiar em Portugal, de gravidez indesejada (ou não) e de amor.

O direito à educação sexual e o acesso ao planeamento familiar estão previstos na lei portuguesa desde 1984. Pretendeu-se divulgar e disponibilizar, em certas condições, os métodos de contracepção e fomentar uma maternidade e uma paternidade conscientes.

Nesta reportagem ficamos a saber que os partos nas adolescentes mais velhas têm diminuído, mas o planeamento familiar não tem chega às mais novas, com 13 e 14 anos. Acompanhamos as histórias de jovens que foram mães antes dos 19 anos: algumas têm o apoio dos pais dos seus filhos, outras nem por isso.

De uma forma geral, o progenitor masculino numa gravidez adolescente é um pouco mais velho que a jovem grávida. Tem um nível de escolaridade baixo e emprego precário ou mesmo nenhum, pelo que tem dificuldade em contribuir para o sustento da família.

 

Ficha Técnica

  • Título: Em Reportagem - Mães meninas
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Filipe Gonçalves
  • Produção: RTP Madeira
  • Ano: 2012

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.