Pesquisar

Mais do que arquiteto, um homem com uma bússola

José António Bandeirinha ensina no departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e viu na investigação em Estudos Sociais a oportunidade de reflectir e aperfeiçoar. O espaço circundante é-lhe tão importante que o objecto de eleição é uma bússola.

Quando era pequeno lembra-se de ter ficado fascinado com o conceito de escala. Tanto que brincar com objectos de escalas diferentes era completamente inaceitável.

Hoje, José António Bandeirinha continua a seguir o interesse que tem em investigar a relação da arquitectura e a organização social e política das cidades. Ligado a vários estudos e desenvolvimento prático da habitação de interesse social e do inerente direito à utilização da cidade, elege a investigação como meio de aperfeiçoamento do saber, mas vibra com a transferência do saber directo, para benefício do modo como vivemos.

A intensidade do que sente em relação ao espaço em que se move, é notória. Diz que temos de o racionalizar, que o usar com inteligência, uma vez que a população mundial cresce e o espaço não. “Pôr paixão nessa inteligência, isso é arquitetura”, diz.

 

 

Ficha Técnica

  • Título: 5 Minutos Com Um Cientista
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra - RTP
  • Produção: Panavídeo
  • Ano: 2013

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui