Pesquisar

Matéria Negra

O Universo é composto por planetas, luas, estrelas, galáxias e de matéria negra ou escura, algo que não é ainda facilmente explicável por não ser visível pelos meios científicos existentes.

Os estudos da radiação cósmica permitem determinar o conteúdo energético do Universo. Sabe-se que este tem quatro dimensões: uma dimensão temporal e três dimensões espaciais planas que permitem a propagação da luz numa linha recta entre uma fonte e um observador.

O estudo da radiação permite também estimar que 73% da matéria do Universo se distribui por toda a parte e que por não ser luminosa é designada por energia escura. É responsável também pela expansão do Universo.

Só 4% da matéria do Universo pode ser identificada como matéria que nós conhecemos: protões, neutrões, electrões e outras partículas conhecidas, ficando os restantes 96% da constituição do Universo por conhecer, sabendo nós que 73% é de energia escura e 23% de matéria escura.

Por desvendar resta ainda, a verdadeira natureza desta matéria e como pode ser detectada.

 

Ficha Técnica

  • Título: 1 Minuto de Astronomia
  • Tipo: Programa
  • Produção: Duvideo II Profissionais de Imagem, crl
  • Ano: 2009

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui