Pesquisar

Memórias da família do soldado Milhões

Quando lhe perguntaram o que queria como compensação pelo seu ato de coragem, Aníbal Augusto Milhais, o soldado Milhões, pediu que construíssem uma escola na sua aldeia. Conheça as memórias da família do homem que recebeu a mais alta condecoração do país.

A escola de Valongo de Milhais, tal como a casa que Aníbal Augusto Milhais construiu para a mulher e os filhos, encontram-se fechadas e vazias, mas ainda servem para marcar a história deste homem que recebeu a mais alta condecoração militar do país: a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, pela sua ação no campo de batalha.

Nesta reportagem a história do soldado Milhões durante a batalha de La Lys é lembrada pelo neto e pelo filhos, mas também pelo próprio, numa entrevista dada em 1967 à RTP.

Nesta reportagem pode ouvir as declarações de Eduardo Pinheiro, neto do “Soldado Milhões”; Mariana Rosa, nora do “Soldado Milhões” e António Milhões, filho do “Soldado Milhões”.

Ficha Técnica

  • Título: Soldado milhões
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Sílvia Brandão
  • Produção: RTP
  • Ano: 2015

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.