Pesquisar

Nanotecnologia - investigação nacional

O projecto CICECO da Universidade de Aveiro tem como objectivo a descoberta de nanomateriais que permitam retirar da água matérias poluentes como, por exemplo, o mercúrio.

O investigador Tito Trindade, apresenta a investigação que visa encontrar nanomateriais funcionalizados quimicamente que possam ser aplicados na remoção magnética de espécies poluentes de águas naturais. O projecto tem como objectivo a preparação de eco-nanomagnetes, que serão utilizadas na remoção magnética de iões de metais pesados e outros poluentes, como por exemplo corantes orgânicos.

Os eco-nanomagnetes são constituídos por um núcleo magnético de óxido de ferro rodeados por uma carapaça que é revestida quimicamente consoante o poluente a remover. As nanopartículas funcionalizadas à superfície funcionam como anzóis, capturando espécies poluentes que são depois recolhidas por aplicação de um campo magnético usando um íman.

Ficha Técnica

  • Título: 100 segundos de Ciência - PROJETO - Nanomateriais para captura de poluentes da água
  • Tipo: Programa
  • Produção: Academia RTP
  • Ano: 2013

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui