Pesquisar

Nas palavras de Jorge de Sena

Jorge de Sena (1919-1978) é considerado uma das maiores figuras da cultura portuguesa da metade do século XX. Formado em engenharia, era um apaixonado pela poesia, ficção, ensaio e cultura.

Com menos de 20 anos ingressa na escola naval, mas depressa é excluído do curso, passando a estudar Engenharia Civil, no Porto, curso que termina em 1944.

Em Portugal trabalha na Junta Autónoma de Estradas até 1959, ano em que se exila no Brasil depois de participar numa tentativa de golpe de estado falhado contra o Estado Novo. Autor de várias obras, muda de país e de vida profissional, passando a dedicar-se ao ensino da literatura, doutorando-se em letras.

Em 1965, com medo que o golpe militar no Brasil lhe trouxesse problemas, muda-se para os Estados unidos da América onde continua envolvido com a docência universitária e ocupa posições de relevo em diversas instituições.

Publicou dezenas de livros de poesia, fição, ensaios e traduções.

Morreu em 1978 e o seu corpo foi transladado para Portugal em 2009.

Ficha Técnica

  • Título: Câmara Clara - Jorge de Sena
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Inês Fonseca Santos
  • Produção: RTP
  • Ano: 2009

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.