Pesquisar

Nas rotas da Índia e do mundo (1ª parte)

A descoberta do caminho marítimo para a Índia foi apenas um passo na política de expansão do Império que, nos anos seguintes, vai chegar a diversos países e continentes, estabelecendo relações amistosas ou impondo-se pela conquista.

A chegada dos portugueses à Índia, o estabelecimento de relações comerciais e de uma nova rota para abastecer de especiarias a Europa, vem criar um novo paradigma. As cidades-estado italianas perdem a exclusividade da venda dos produtos orientais e perdem importância no contexto comercial. O mesmo acontece com os intermediários de origem muçulmana estabelecidos ao longo das rotas que ligavam o oriente à Europa.

A expansão portuguesa na Índia passa pelo estreitamento de relações comerciais e pela conquista de pontos estratégicos.

Os navios portugueses abrem também caminho para chegar à China, à América do Norte e para reclamar o Brasil, um território que vai ganhar importância acrescida nos séculos seguintes.

Esta série foi produzida em 1983 na sequência da XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura, uma iniciativa que teve lugar em Lisboa com o objetivo de divulgar a história da expansão portuguesa durante os séculos XV e XVI.

A série é constituída por quatro episódios, divididos em duas partes cada um.

Pode ver aqui a segunda parte deste episódio.

Ficha Técnica

  • Produção: RTP/ Comissariado XVII Exposição Arte, Ciência e Cultura
  • Ano: 1983

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.