Pesquisar

O azevinho na Madeira

Existem vários tipos de azevinho na Madeira, e dois deles são mesmo indígenas do arquipélago. Tratam-se de uma árvore e de um arbusto com características distintas.

O azevinho é uma árvore ou arbusto do tipo Ilex e na Madeira podemos encontrar o Ilex Aquifolium e o Ilex Perado, duas espécies que são de fácil diferenciação. Para além destas que são indígenas há também outras plantas “importadas” nos séculos mais recentes ou resultantes de cruzamentos entre espécimes diversas.

O Ilex Aquifolium  é uma árvore autóctone do Norte de África, da Europa e da Ásia Menor, sendo uma das espécies mais conhecidas, tem folhas com espinhos e frutos vermelhos que surgem no outono e no Inverno.

O Ilex Perado, por outro lado,  é  uma árvore pequena ou arbusto e aparece normalmente em altitudes maiores. As folhas são maiores e os espinhos mais pequenos em relação à planta referida anteriormente. As flores são pequenas e surgem entre abril e junho.

Os azevinhos são ainda plantas dioicas, ou seja as suas flores ou são masculinas ou femininas não sendo por isso estranho que em duas árvores no mesmo local apenas uma tenha frutos, já que apenas as últimas os conseguem gerar.

“Plantas com histórias” é um programa sobre a flora do Arquipélago da Madeira, apresentado por Raimundo Quintal.

Ficha Técnica

  • Título: Plantas Com Histórias - Azevinho
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Raimundo Quintal
  • Produção: RTPMadeira/Edicarte
  • Ano: 2006

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui