Pesquisar

O Castro de Monte Mozinho

O Castro de Monte Mozinho, no concelho de Penafiel, data do século I, e apesar de ser uma estrutura com características castrejas foi construído pelos romanos que o terão utilizado para reunir populações que viviam dispersas naquele território.

Trata-se de um grande povoado com construções redondas, quadradas ou retagulares reunindo no mesmo espaço tradições de construção castreja e romana. Duas linhas de muralhas fortificam a povoação que ocupa uma área de 22 hectares e mostra sinais de presença humana até ao século V.

No topo do castro encontra-se uma acrópole, um espaço rodeado por uma grossa muralha, onde teriam tido lugar jogos, assembleias, mercados e outras atividades comunitárias.

As primeiras escavações nestas ruínas aconteceram nos anos quarenta, mas os trabalhos não tiveram continuação. Retomados em 1974 permitiram encontrar diversos artefactos que estão no Museu Municipal de Penafiel, destacando-se o conjunto de estatuária que inclui guerreiros – que estariam à entrada do complexo – e um cavalo, que ocupava um lugar de destaque no centro do castro.

Ficha Técnica

  • Título: Escrito na pedra - Os guardiões de Monte Mozinho
  • Tipo: Extrato de Programa - Os guardiões de Monte Mozinho
  • Autoria: Maria Júlia Fernandes
  • Produção: RTP
  • Ano: 2015

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.